Print this page

Doação do Consócio Marcelo Ribeiro Uchoa

UCHOA, Marcelo  Ribeiro.  Direito Internacional.   Rio de Janeiro:  Lumen Juris, 2013.   260p.

A presente obra reproduz, em termos gerais, a linha de ensino que o autor vem utilizando, desde 2008, em seus cursos de Direito Internacional, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR).  Analisa o Direito Internacional Público, enfocando as temáticas tangenciais à disciplina, inclusive o Direito Internacional Privado, com abordagem histórica, porem contextualizada no cotidiano.
Por isso mesmo, não se limita ao conteúdo clássico do Direito Internacional, representado pelo estudo da autonomia disciplinar, da análise dos tratados, da abordagem sobre a sociedade internacional, a nacionalidade, a situação jurídica do estrangeiro, os domínios territoriais e as relações diplomáticas e consulares.  Para além disso, explora as influências do mundo globalizado sobre o campo jurídico em lume, enfocando, por exemplo, os fenômenos da integração econômica, do comercio internacional, bem como os desafios atuais da afirmação dos direitos humanos e do direito ambiental, ambos em escala universal.
Em síntese, objetiva servir de ferramenta introdutória a este ramo fascinante do Direito, que tanto empolga aos que tem curiosidade de enfrenta-lo nas mais diferentes áreas jurídicas e afins, a exemplo de relações internacionais, diplomacia e comércio exterior, sendo útil, também, para aqueles que estão em fase de preparação para concursos públicos.

PALAVRA-CHAVES:                  1 - Direito Internacional Público                        2 - Direito Internacional Privado