NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Quinta, 14 Dezembro 2017 11:59

Técio dá posse a sobrinho-bisneto do senador Pinheiro Machado e mais dois advogados

Vestindo sob o paletó um colete semelhante ao que seu tio-bisavô, o senador Pinheiro Machado, usava na Velha República, no final do século XIX, o advogado, jornalista e escritor José Antonio Gomes Pinheiro Machado (foto) foi empossado, na sessão ordinária desta quarta-feira (13/12), pelo presidente nacional, Técio Lins e Silva, como membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Também tomaram posse os advogados Lauro de Oliveira Vianna e Karine Ferreira de Moura.
Ao dar posse a José Antonio Pinheiro Machado, o presidente do IAB afirmou: “Hoje, quando o autor de uma vasta obra literária dedicada à defesa da liberdade ingressa no IAB, faz 49 anos que a ditadura militar, numa página triste da nossa história, editou o Ato Institucional nº 5, que suspendeu o habeas corpus, fechou o Congresso Nacional e suprimiu as garantias individuais”. Técio Lins e Silva disse ainda: “É meu dever fazer este registro, pois jamais imaginei que aqueles tempos sombrios pudessem ser revividos, mas, infelizmente, hoje vemos graves ameaças ao estado de direito democrático, como também ao livre exercício da advocacia”.


Em detalhe, a réplica do colete usado pelo senador Pinheiro Machado

Na sua saudação, José Antonio Pinheiro Machado falou da “honra” de ingressar no IAB e disse que a sua condição de escritor “inspira as de advogado e jornalista, na busca da perfeição do emprego das palavras no momento de redigir petições, reportagens e roteiros de TV”. Compareceram à posse o seu irmão Ivan Pinheiro Machado e Paulo de Almeida Lima, sócios da L&PM, editora que publica os livros do novo consócio e ganhou projeção nacional ao lançar obras de outros grandes autores, como Millôr Fernandes e Moacyr Scliar. (Leia ao final da matéria a íntegra o discurso de posse de José Antônio Pinheiro Machado)

Em sua manifestação, Lauro de Oliveira Vianna falou que espera contribuir com os trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Direito Financeiro e Tributário “nesses tempos tão difíceis enfrentados pelo País”.


Lauro de Oliveira Vianna

Por sua vez, Karine Ferreira de Moura, que fará parte das comissões de Direitos Humanos e da Mulher, disse: “Diante de tantos retrocessos que temos visto, é motivo de orgulho fazer parte deste coletivo de advogados que se posiciona contra a redução das garantias individuais”.


Karine Ferreira de Moura
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173