NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Quinta, 20 Abril 2017 19:51

Parecer contrário à redução da multa por importação sem licenciamento

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) aprovou na sessão ordinária desta quarta-feira (19/4) o parecer do relator Abner Barroco Vellasco Austin (foto), da Comissão de Direito Financeiro e Tributário, contrário ao projeto de lei 4.917/2016, do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB-MT). O parlamentar propõe que a multa por importação de produto sem o licenciamento exigido seja reduzida de 30% para 10% sobre o valor da mercadoria. Para promover a diminuição da multa, o deputado sugere a alteração do Decreto-Lei 37, de 18 de novembro de 1966. “O projeto de lei é contrário ao interesse público e sua aprovação colocaria em risco o controle aduaneiro por parte da fiscalização”, afirmou Abner Vellasco.
Na justificativa do PL, o parlamentar reconhece que “sem a aplicação de penalidade, a exigência de apresentação de licenciamento para os casos em que ele é necessário se tornaria inócua e inviabilizaria o controle por parte do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Sicomex)”. Ao mesmo tempo, o deputado considera que “a multa de 30% sobre o valor da mercadoria importada sem autorização é excessivamente alta e desproporcional à infração”.

Abner Vellasco contra-argumentou, afirmando em seu parecer que “a manutenção da multa de 30% sobre o valor da mercadoria, além de possuir plena validade no plano legal e constitucional, é de interesse geral da sociedade, tendo em vista a relevância do bem jurídico tutelado, no caso, o controle aduaneiro”. De acordo com o relator, “a penalidade não se demonstra excessiva, já que o Regulamento Aduaneiro, em seu art. 702, que regula as multas incidentes na importação, prevê expressamente multas de 50%, 75% e 100% sobre o valor da mercadoria.

A multa de 50% pode ser aplicada, por exemplo, em caso de transferência a terceiro, a qualquer título, sem prévia autorização da unidade aduaneira, de bens importados com isenção do imposto. A de 75%, nas situações de venda não-faturada de sobra de papel não-impresso (mantas, aparas e restos de bobinas). A de 100%, nos casos, dentre outros, em que os bens não são empregados nos fins ou atividades para os quais foram importados com isenção de impostos.

Controle aduaneiro – Segundo Abner Vellasco, “a fixação da multa no patamar de 30% é uma medida absolutamente salutar e necessária, que objetiva coibir a prática de atos que visem a dificultar o controle aduaneiro das importações, nas hipóteses em que há exigência do licenciamento prévio das mercadorias”. Conforme o relator, as operações que necessitam de autorizações prévias ocorrem com menor frequência. “Por este motivo, elas exigem um cuidado maior por parte da fiscalização aduaneira”, disse.

De acordo com o advogado, como regra geral, as importações brasileiras estão dispensadas de licenciamentos prévios. Para dar início ao despacho aduaneiro, basta que os importadores efetuem o licenciamento por meio do registro da declaração de importação no Siscomex, conforme determina o art. 550 do Regulamento Aduaneiro.

Ainda segundo o relator, existem outras duas modalidades de importação. Uma delas é o licenciamento automático, em que o requerimento de importação pode ser feito após o embarque da mercadoria no exterior, mas antes do despacho aduaneiro.

A outra modalidade é o licenciamento não automático, que envolve operações que exigem controle aduaneiro mais minucioso. Como exemplo, o advogado citou os riscos à saúde oferecidos por produtos que ingressem no País sem a anuência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Nesses casos, o licenciamento não é automático, ou seja, deve ser efetuado antes do embarque da mercadoria ou, em algumas situações específicas, anteriormente ao despacho aduaneiro da importação”, explicou.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173