NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Sexta, 24 Novembro 2017 13:52

Novo presidente da UIA defende a advocacia lusófona em visita ao IAB

Pedro Pais de Almeida fala sobre as metas do seu mandato, acompanhado por Técio Lins e Silva e Paulo Lins e Silva Pedro Pais de Almeida fala sobre as metas do seu mandato, acompanhado por Técio Lins e Silva e Paulo Lins e Silva
O novo presidente da União Internacional dos Advogados (UIA), Pedro Pais de Almeida, visitou nesta quinta-feira (23/11) o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), sendo recepcionado pelo presidente nacional, Técio Lins e Silva; pelo diretor de Relações Internacionais e ex-presidente da UIA, Paulo Lins e Silva, e o diretor de Ética e Relações Universitárias e de Biblioteca, Aurélio Wander Bastos. “É uma honra recebê-lo nesta Casa que, em seus quase 200 anos de existência, sempre lutou pela defesa da democracia e das liberdades públicas”, afirmou Técio, entregando ao advogado português uma proposta para se tornar membro honorário do IAB. O presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, Ricardo Coelho, acompanhou a visita.
Quarto representante da advocacia lusófona a presidir a UIA, Pedro Pais de Almeida tomou posse no dia 30 de outubro, em Toronto (Canadá), durante o 61º Congresso da entidade. “Caro presidente Técio Lins e Silva, como o seu nome já era por mim conhecido há muito tempo, hoje, ao conhecê-lo pessoalmente, tive a oportunidade de juntar o rosto ao nome”, disse o advogado português. Segundo o presidente da UIA, o seu mandato será dedicado ao “fortalecimento do livre exercício da profissão e à defesa da advocacia lusófona, que está espalhada em quatro continentes, corresponde a 20% da advocacia internacional e merece uma representação maior”.

Paulo Lins e Silva destacou o papel desempenhado pela UIA na proteção à advocacia. “Quando um advogado é ameaçado ou uma entidade representativa da advocacia é fechada em qualquer lugar do mundo, a primeira instituição mobilizada é a UIA”, ressaltou o diretor de Relações Internacionais. Segundo o ex-presidente da UIA, na sua gestão (2006/2007) a entidade atuou em casos ocorridos na Tunísia, no Egito e no Congo. “Após tomarmos conhecimento da prisão da presidente da Ordem dos Advogados do Congo, conseguimos no mesmo dia a sua libertação, alertando o governo daquele País que, se fosse necessário, recorreríamos à Anistia Internacional”, informou.

Pedro Pais de Almeida participará da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em São Paulo. Na terça-feira, no painel sobre A contribuição dos juristas de Língua Portuguesa no cenário internacional, ele fará a palestra intitulada O respeito pelos Direitos Humanos pode encorajar o investimento estrangeiro direto?.

Antes de conhecer o plenário histórico do IAB e receber de Técio Lins e Silva um Certificado de Honra ao Mérito, o presidente da UIA esteve na Biblioteca Daniel Aarão Reis, que reúne um acervo de mais de 60 mil títulos. O advogado português ganhou de Aurélio Wander Bastos um exemplar de Os cursos jurídicos no Brasil – 190 anos. Organizado pelo diretor de Biblioteca e prefaciado por Técio, o livro é uma coletânea de artigos de 19 autores sobre a criação, em 1827, das primeiras faculdades de direito do país.

Também estavam presentes na visita a 1ª vice-presidente, Rita Cortez; o 2º vice-presidente, Duval Vianna; o secretário-geral, Jacksohn Grossman; a diretora de Sede, Kátia Tavares; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RJ, Marcello Oliveira; os presidentes das comissões de Direito Empresarial, José Gabriel de Assis Almeida, de Direito Financeiro e Tributário, Adilson Rodrigues Pires, e de Direito Internacional, Luiz Dilermando de Castello Cruz; os diretores-secretários Adriana Brasil Guimarães e Antônio Laért Vieira Junior; o ouvidor Rogério Alvaro Serra de Castro e a vice-presidente da Comissão de Direito Empresarial, Érica Guerra.


Da esq. para a dir., José Gabriel Assis de Almeida, Adriana Brasil Guimarães, Ricardo Coelho, Pedro Pais de Almeida, Técio Lins e Silva e Paulo Lins e Silva
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173