NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 11 Abril 2019 17:30

IAB aprova PL que cria a Lei Geral das Agências Reguladoras

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (10/4), o parecer do relator Marcio Felipe Lacombe da Cunha (foto), da Comissão de Direito Administrativo, favorável ao projeto de lei 6.621/2016, do senador Eunício Oliveira (MDB/CE), que institui a Lei Geral das Agências Reguladoras. “O Brasil carece de um marco legal para as agências reguladoras, que uniformize e defina os limites do seu controle administrativo, politico e social, conferindo segurança jurídica aos entes regulados e aos cidadãos”, afirmou o relator. Ele informou que o PL cria a Lei Geral das Agências Reguladoras, ao modificar 10 leis e uma medida provisória.
De acordo com Marcio Felipe Lacombe da Cunha, uma das inovações propostas no PL, aprovado integralmente no Senado e, com alterações, na Câmara dos Deputados, é a “neutralização do fisiologismo político na escolha dos membros das diretorias colegiadas das agências reguladoras”. Segundo o advogado, “ficam vedadas as indicações de ministros, secretários estaduais e municipais, dirigentes partidários e membros do Poder Legislativo, mesmo que estejam licenciados dos seus cargos”. O relator informou que também não poderão ser nomeadas pessoas que tenham participação, direta ou indireta, em empresa ou entidade do setor sujeito à fiscalização pela agência reguladora.

Conforme o advogado, com a alteração do texto original pela Câmara dos Deputados, por meio de substitutivo acolhido praticamente na íntegra em seu parecer, o projeto retornou ao Senado, onde aguarda a designação de relator na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor.

Combate à corrupção – Ao defender a aprovação da proposta, Marcio Felipe Lacombe da Cunha destacou também que, além do fim do fisiologismo político, a nova lei obriga as agências reguladoras a adotarem práticas de gestão de riscos e controle interno. “Além disso, elas terão de elaborar e divulgar o seu programa de integridade, hoje conhecido como compliance, e adotar medidas destinadas à prevenção, à detecção, à punição e à remediação de fraudes e atos de corrupção”, acrescentou.

O advogado ressaltou ainda que, com a Lei Geral das Agências Reguladoras, as diretorias colegiadas serão obrigadas a submeter a consulta pública prévia todas as propostas de alteração de atos normativos de interesse dos agentes econômicos, dos consumidores e dos usuários dos serviços prestados pelas empresas por elas fiscalizadas.

Marcio Felipe Lacombe da Cunha rejeitou apenas um ponto do substitutivo aprovado na Câmara: o que revoga o dispositivo da Lei das Estatais que estabeleceu alguns impedimentos para a ocupação de cargos nas diretorias das empresas públicas. Pela lei, não podem integrá-las as pessoas que, nos últimos 36 meses, atuaram na estrutura decisória de partido político ou participaram de campanhas eleitorais, como também os seus parentes consanguíneos ou afins até o terceiro grau.

“Essa alteração na Lei das Estatais, além de ser um contrabando legislativo, por não guardar relação com a proposta de criação da Lei das Agências Reguladoras, acabaria com um dos principais avanços da legislação, que consistiu em vedar a nomeação de dirigentes por razões político-partidárias”, afirmou o relator, que acrescentou: “Além disso, tal modificação na Lei das Estatais iria de encontro ao princípio constitucional da moralidade administrativa”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173