NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Quinta, 14 Junho 2018 18:25

Hariberto de Miranda Jordão Filho recebe da OAB/RJ a medalha Sobral Pinto

Luciano Bandeira, com a medalha, e Hariberto de Miranda Jordão Filho Luciano Bandeira, com a medalha, e Hariberto de Miranda Jordão Filho
“Receber esta medalha que leva o nome de Sobral Pinto, defensor das liberdades públicas e amigo de meu pai, especialmente neste momento em que a democracia brasileira está sendo aviltada, é uma honra invulgar.” A afirmação emocionada foi feita pelo diretor de Pesquisa e Documentação do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Hariberto de Miranda Jordão Filho, ao ser agraciado pela OAB/RJ com a medalha Sobral Pinto. A comenda foi entregue no plenário do IAB pelo tesoureiro e presidente da Comissão de Prerrogativas da Seccional, Luciano Bandeira, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (13/6) conduzida pela presidente nacional, Rita Cortez. A honraria é concedida aos advogados com mais de 50 anos de profissão. Compareceram à sessão o procurador-geral da OAB/RJ, Fábio Nogueira, e o ex-presidente da Seccional Octávio Gomes, além de amigos e familiares do homenageado.

“Sobral Pinto tinha uma ligação profunda com meu pai, e o defendeu, em 1941, quando ele foi condenado a seis meses de prisão pelo Tribunal de Segurança Nacional, durante a ditadura Vargas, por ter interposto um recurso contra a cassação, sem ressarcimento, da concessão concedida à Companhia Brasileira de Portos, para a qual advogava”, contou Hariberto Miranda de Jordão Filho. O homenageado falou que, após seu pai afirmar no julgamento que o processo era destituído de fundamentação legal, Sobral Pinto, em defesa da sua absolvição, disse: “As futuras gerações que nos sucederem no exercício da advocacia, ao tomarem conhecimento deste episódio, inclinar-se-ão, cheias de respeito, diante da personalidade forte deste advogado, que, mesmo sendo tão jovem, não teme em sacrificar a sua própria liberdade, para poder afirmar, em gesto de rara coragem e civismo, as prerrogativas da defesa livre e independente”.

Luciano Bandeira, ao entregar a comenda, que é “a maior deferência da OAB/RJ”, destacou as qualidades exigidas para a concessão da homenagem. “A Seccional criou a medalha para agraciar os advogados que, em exercício contínuo e sem nenhuma mancha em suas carreiras ilibadas, completaram cinco décadas de profissão”, afirmou. Sobre o homenageado, Luciano Bandeira disse que “Hariberto traz no peito o sentimento de justiça e liberdade que todos os advogados carregam consigo”. A respeito da escolha do nome dado à comenda, o presidente da Comissão de Prerrogativas afirmou que “Sobral Pinto é o principal referencial do exercício da advocacia, por representar o enfrentamento, a trincheira, a resistência e a luta em defesa da classe e de toda a sociedade”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173