NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Quinta, 23 Novembro 2017 17:40

Execução de crédito tributário sem consulta ao contribuinte é inconstitucional

O Código Tributário Nacional (CTN) e a Lei de Execução Fiscal (LEF) são incompatíveis com o direito constitucional ao devido processo legal e à ampla defesa, por permitirem que um suposto crédito tributário seja executado antes de qualquer pronunciamento do Poder Judiciário sobre a sua legitimidade. Esta é a conclusão do parecer dos relatores Rubem Folena de Oliveira (foto)e Nilton Aizenman, da Comissão de Direito Financeiro e Tributário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta quarta-feira (22/11). O parecer será encaminhado ao Conselho Federal da OAB e à Procuradoria-Geral da República (PGR), para que examinem a possibilidade de ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação direta de inconstitucionalidade e uma ação de descumprimento de preceito fundamental contra os efeitos do CTN e da LEF.
De acordo com os advogados, as duas legislações estabelecem que a dívida, sendo regularmente registrada, goza de presunção de certeza e liquidez, garantindo à Fazenda Pública a execução do crédito tributário, por meio do protesto extrajudicial das certidões da dívida ativa (CDAs). Segundo eles, o CTN e a LEF permitem, ainda, a imediata limitação do patrimônio dos contribuintes, para assegurar o pagamento da dívida. “A inscrição na Dívida Ativa Tributária, com base na presunção do débito, sem o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa, é uma ficção jurídica que tem efeito de prova pré-constituída”, criticaram Rubem Folena e Nilton Aizenman


Nilton Aizenman

Conforme os relatores, nem sempre a cobrança é procedente. “Muitas vezes, o lançamento do crédito é questionável ou até mesmo decorre de atos ilegais ou abusivos da fiscalização”, afirmaram. Os advogados informaram que o CTN assegura ao contribuinte, por meio do exercício do contraditório no processo administrativo, a busca pela suspensão do crédito tributário lançado pelo poder público.

Flagrante coerção – Eles explicaram que, no entanto, o direito previsto não impede que o devedor, sem contar com o devido processo legal, tenha o patrimônio expropriado e o seu nome lançado no rol dos devedores, perdendo o crédito bancário e comercial. “É uma flagrante coerção para se exigir o tributo”, criticaram Folena e Aizenman. Para eles, “é necessário que a autoridade judiciária verifique nas instâncias ordinárias a legitimidade do crédito tributário constituído”.

Os advogados salientaram, ainda, que o protesto extrajudicial das CDAs se dá sem que o suposto débito tenha sido reconhecido previamente pelo contribuinte. Segundo eles, todas as demais formas de cobrança de títulos, como as relacionadas a confissões de dívidas, cheques, notas promissórias e duplicatas, ocorrem apenas após o devedor reconhecer a dívida e deixar de pagá-la.

“Ou seja, na cobrança do crédito tributário, constituído unilateralmente pelo Fisco, o CTN e a LEF colocam a Fazenda Nacional numa posição de superioridade perante o contribuinte, contrariando a diretriz constitucional que garante a igualdade entre as partes”, criticaram.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173