NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Quinta, 21 Dezembro 2017 20:22

‘Companheirismo e fraternidade proporcionaram o crescimento do IAB’, afirma Técio

Da esq. para a dir., Jacksohn Grossman, Técio Lins e Silva e Hermano de Villemor Amaral Filho Da esq. para a dir., Jacksohn Grossman, Técio Lins e Silva e Hermano de Villemor Amaral Filho
“Com enorme prazer, conduzi nos últimos quatro anos, com o apoio dos companheiros da Diretoria, os destinos do IAB, que alcançou grande projeção nacional e respeitabilidade junto aos tribunais superiores e à comunidade jurídica.” A afirmação foi feita pelo presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Técio Lins e Silva, nesta quarta-feira (20/12), no plenário histórico, na sessão solene de encerramento das atividades de 2017. Técio, que após dois mandatos consecutivos deixará a presidência no dia 9 de maio de 2018 – a eleição da nova Diretoria será realizada no dia 11 de abril –, destacou “o companheirismo e a fraternidade dos diretores nas iniciativas que proporcionaram o crescimento do IAB”.
Num balanço de sua gestão, iniciada em 2014, o presidente enfatizou: “Demos posse a 252 novos consócios, aprovamos 157 pareceres e realizamos 132 sessões ordinárias, 23 seminários, 20 lançamentos de livros, 104 palestras e o extraordinário Congresso Nacional do IAB, em João Pessoa, em comemoração aos 174 anos da Casa de Montezuma, marcado pelo elevado nível das palestras”. Técio falou ainda do seu “orgulho” de ter contribuído para o aumento do prestígio do Instituto e ressaltou que “não há possibilidade de retrocessos”. A próxima sessão ordinária, após o recesso do Judiciário, será realizada no dia 7 de fevereiro.

A sessão solene foi também um espaço para lançamento de livro, entronização de medalha no Museu do IAB, posse de novo consócio e música, com a apresentação do Coral dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, sob a regência do maestro Welington Ferreira. Técio doou de sua coleção a medalha comemorativa aos cem anos do Instituto, celebrados em 1943. “Está num estado de preservação impecável”, afirmou, antes de entregá-la ao presidente da Comissão de Estudos Histórico-Culturais, Francisco Ramalho, incumbido de introduzi-la no acervo do IAB.


Medalha comemorativa aos cem anos do IAB

Em seguida, Francisco Ramalho lançou a edição, limitada a alguns exemplares, do livro Reformas penaes – coletânea de escritos histórico-jurídicos pelo sesquicentenário do Conde Candido Mendes de Almeida (Pod Editora). Neto do homenageado e autor da apresentação da obra, o professor Candido Mendes, reitor da universidade que leva o seu nome, não pode comparecer e encarregou Ramalho de representá-lo. “O livro é fruto de um trabalho de pesquisa, iniciado em 2012, que ilumina o pensamento jurídico penal das décadas de 1920 e 1930”, afirmou Ramalho, organizador da obra, que reúne cinco textos do Conde Candido Mendes de Almeida (1866-1939).

Histórico e primoroso – Classificado por Técio como “um trabalho histórico e primoroso, chancelado pelo IAB”, o livro traz, também, a reprodução do discurso feito pelo catedrático Haroldo Valladão, da Faculdade Nacional de Direito, em 1966, por ocasião do centenário do homenageado, e um artigo de Francisco Ramalho e Vitor Pimentel Pereira, membro da Comissão de Estudos Histórico-Culturais. O prefácio foi escrito pela chefe de Gabinete da Presidência do IAB, Maíra Fernandes, ex-presidente do Conselho Penitenciário do Rio de Janeiro. Ao diretor Cultural, João Carlos Castellar, coube a introdução.


Francisco Ramalho, na tribuna, e João Carlos Castellar

Na sessão solene, Técio empossou, como membro efetivo, Fernanda Maibon Sauer, que atua no Villemor Amaral Advogados e foi indicada por Hermano de Villemor Amaral Filho e pelo pai, João Guilherme Sauer, sócio do escritório e ex-vice-presidente do IAB na gestão de Benedito Calheiros Bomfim, no biênio 1994/1996. “Recomendada por Hermano de Villemor Amaral Filho, esse monstro sagrado da advocacia agraciado pelo IAB com a Medalha Teixeira de Freitas, e por seu pai, um belíssimo advogado que honra a profissão, será grande a sua responsabilidade”, disse Técio, após empossá-la, na presença da mãe, a médica Sônia Sauer.


Fernanda Maibon Sauer e Técio Lins e Silva

“Carreguei-a no colo; é um prazer vê-la crescendo profissionalmente”, disse Villemor. Para o pai, Fernanda Sauer “é uma brava advogada, às vezes bravia, na sua determinação profissional”. Na sua saudação, a jovem advogada falou: “Estou muito feliz por ingressar nesta Casa, onde aprenderei muito com os mais experientes”.


João Guilherme e Sônia Sauer

A sessão foi encerrada com a apresentação do coral, que cantou o Hino do IAB (Welington Ferreira), Conquista do paraíso (Vangelis), Copacabana (Alberto Ribeiro e Braguinha), Trenzinho caipira (Heitor Villa-Lobos), O sole mio (Alfredo Mazzuchi, Eduardo Di Capua e Giovanni Capurro) e a versão em português de Noite feliz (Joseph Mohr e Franz Gruber).


Técio com o maestro Welington Ferreira e o Coral dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173