O Mural dos ASSSOCIADOS foi criado para resgatar um antigo espaço no portal do IAB, destinado a publicar textos contendo opiniões dos sócios sobre assuntos jurídicos e sociais relevantes.

Os textos publicados nesta seção, bem como os assinados pelos presidentes das comissões permanentes publicados no Mural das Comissões, são de exclusiva responsabilidade dos subscritores.

Não reproduzem a posição oficial do IAB sobre os temas abordados.

A Onda Tecnicista

José Alfredo Ratton
Senhora Presidente, meus caros consócios, os Jornais noticiam a proposta de cortes orçamentários, pelo governo, nas cadeiras acadêmicas de sociologia e filosofia. Essa medida mostra a falta de percepção e mesmo conhecimento das autoridades pela cultura e, em especial, pela importância das chamadas ciências humanas na visão do mundo. Além dos limites de nossas fronteiras governamentais, há no mundo uma tendência para exaltar o emprego da matemática através dos dados e algoritmos e um exacerbar da técnica como formula de…
Senhora presidente, meus caros consócios, os jornais noticiam a proposta de cortes orçamentários, pelo governo, nas cadeiras de sociologia e filosofia.  Essa medida mostra a falta de percepção e mesmo conhecimento das autoridades pela cultura e em especial pela importância das chamadas ciências humanas na visão do mundo. Além dos limites de nossas fronteiras governamentais há no mundo uma tendência para exaltar o emprego da matemática através de dados e algoritmos e um exacerbar da técnica como fórmula de solução…
Desembargador Federal Reis Friede (*) Após persistentes e reiteradas tentativas de manter a nossa Pátria nas sombras do atraso, do permanente subdesenvolvimento e da servidão às ideologias estrangeiras (e, sobretudo, ultrapassadas pela própria história), o Brasil finalmente chegou ao Século XXI. Uma verdadeira renascença nacional, – através de uma autêntica refundação da República –, inaugura-se no presente ano de 2019, a permitir que a Nação brasileira possa, de fato, libertar-se das amarras do passado e buscar, finalmente, seu merecido lugar…
De forma diversa do pensamento dominante, os Advogados não são importantes para a Justiça; são imprescindíveis. Não há Justiça sem Advogados, como, igualmente, não há Justiça sem Ministério Público ou sem Juízes. A exemplo do que ocorre no âmbito do Poder Estatal, - que se encontra dividido, em seu exercício funcional, em Executivo, Legislativo e Judiciário -, a sinergia estrutural da tríade basilar da Justiça fundamenta-se não somente no Poder Judiciário, mas, em igual medida, no necessário contrapeso exercido pelo…

O dia em que o Brasil emudeceu

Aristoteles Atheniense
Brasília – 13/12/1968. Neste dia, ingressei no prédio do Supremo Tribunal Federal em busca de informações sobre recursos oriundos de meu escritório, que tramitavam naquela Corte. Contava, então, 32 anos. Deparei com dois amigos mineiros já falecidos: José Guilherme Villela (colega da turma da UFMG de 1959) e Modesto Justino de Oliveira (irmão de José Aparecido de Oliveira). Após uma breve troca de impressões sobre a nossa profissão e os riscos que enfrentávamos, acolhi a sugestão de ambos para que…
*Publicado originalmente em Migalhas dia, 7/12/2018Proponho a recomendação ética de que advogadas e advogados que manifestam público e explícito apoio à relativização da presunção devam informar, formalmente, aos clientes sua opinião sobre esse questionável entendimento, sob pena de configuração de patrocínio infiel.Presume-se inocente o indivíduo que, mesmo acusado via ação penal, não tenha sido condenado conforme as regras do devido processo legal de um determinado sistema jurídico. A regra da presunção de inocência é da tradição do constitucionalismo que fundou…