175 anos - Instituto dos Advogados Brasileiros | IAB
Mural do Presidente

175 anos



Fonte
São 175 anos de resistência ao arbítrio, em defesa da liberdade de expressão e dos direitos civis, políticos e sociais, assegurados à cidadania pela Constituição Federal, e de dedicação à construção de uma ordem jurídica marcadamente justa. A história do Instituto dos Advogados Brasileiros se confunde com a da criação dos cursos jurídicos no País e da própria OAB, ou seja, com a trajetória quase bicentenária da advocacia brasileira, sempre a postos para ombrear com a sociedade civil na luta pela preservação da democracia.

175 anos debatendo temas jurídicos de enorme relevância política e social e contribuindo para o aprimoramento da legislação e da prestação da justiça, por meio da produção de pareceres técnicos sobre os mais diferentes ramos do Direito. Os grandes feitos do IAB, tanto no campo jurídico quanto no político, devem-se à pluralidade democrática da sua formação, ao acolhimento respeitoso da divergência de opiniões e ao brilhantismo do seu quadro social, integrado por grandes personalidades da cultura jurídica nacional.

Por todas essas razões, as comemorações pelos 175 anos do IAB foram realizadas à altura das suas tradições acadêmicas e culturais e da posição vanguardista da Casa de Montezuma. Com muito carinho, a Diretoria traçou uma programação que envolveu o passado, o presente e o futuro, em momentos de emoção, beleza e pujança.

A emoção de ver o rábula Luiz Gama ser trazido do passado, numa encenação teatral, para caminhar pelo plenário histórico e bradar pela libertação dos negros escravizados. A beleza do traço de Oscar Niemeyer cunhado na medalha que leva o nome do líder abolicionista, com a qual foram prestadas inesquecíveis homenagens. A pujança do discurso primoroso feito pelo tribuno José Roberto Batochio, orador oficial do IAB.

O passado, o presente e o futuro estão reunidos no Centro de Memória, na nova Revista Digital e na Escola Superior do IAB recém-criados.

Rita Cortez