IAB NA IMPRENSA

NA MÍDIA

Fiscalização na Bienal não encontra livros em 'desacordo' com as normas, diz prefeitura

Ação foi feita por ordem de Crivella, que mandou recolher exemplares de 'Vingadores, a cruzada das crianças'. Livro com desenho de beijo gay acabou horas antes de agentes da prefeitura chegarem; nenhum material descumpriu normas na fiscalização, diz Seop.

Por Fernanda Rouvenat, G1 Rio

 

Fiscais da Secretaria de Ordem Pública (Seop) da Prefeitura do Rio realizaram, na tarde desta sexta-feira (6), uma inspeção na Bienal do Livro para, segundo o órgão, identificar e lacrar livros considerados "impróprios". Por volta das 17h, foi divulgada uma nota para informar que não foi encontrado "material em desacordo às normas do Estatuto da Criança e do Adolescente" (entenda abaixo o que diz o ECA).

A secretaria diz que atendeu a denúncias de frequentadores. Na noite de quinta-feira (5), o prefeito Marcelo Crivella disse que ia mandar recolher exemplares de "Vingadores, a cruzada das crianças", por ter conteúdo "impróprio". A publicação tem a ilustração de um beijo entre dois personagens masculinos.

Resumo até aqui

Na noite de quinta, Crivella diz que vai mandar recolher exemplares de "Vingadores, a cruzada das crianças";

Bienal diz que não vai retirar livros e que dá "voz a todos os públicos";
Na manhã de sexta, todos os exemplares se esgotam em pouco mais de meia hora;
À tarde, fiscais da prefeitura vão à Bienal para identificar e lacrar livros considerados "impróprios";
Bienal recorre à Justiça para garantir "pleno funcionamento do evento"; à noite, desembargador concedeu liminar
OAB diz que prefeitura não tem poder para recolher livros;
Fiscalização não encontrou conteúdo em 'desacordo com a legislação'.

Livro que prefeito mandou recolher na Bienal do Livro esgotou em poucos minutos

Livro que prefeito mandou recolher na Bienal do Livro esgotou em poucos minutos

 

"Se ele [o livro] não estiver seguindo as recomendações de estar lacrado e com a orientação quanto ao conteúdo, nós vamos apreender esse material”, disse, ao chegar para a fiscalização, o coronel Wolney Dias, subsecretário de Operações.

Segundo ele, a Procuradoria do Município afirmou que prefeitura tem poder de polícia para realizar fiscalização e apreensão de material que considerar inadequado.

Horas depois, a Seop enviou a seguinte nota informando que não houve ocorrência de publicações em desacordo com as normas e nenhum material foi recolhido ou lacrado.

"A vistoria da Secretaria Municipal de Ordem Pública realizada nesta sexta-feira, dia 6, nos estandes da Bienal do Livro, não encontrou material em desacordo às normas do Estatuto da Criança e do Adolescente. A equipe - composta por 12 agentes - percorreu os 150 estandes do evento. Não foram encontrados exemplares da publicação "Vingadores: A Cruzada das Crianças", objeto de denúncias de frequentadores da mostra. Na véspera, a Seop notificou a organização do evento a adequar as obras expostas na feira aos artigos 74 a 80 do ECA, que preveem lacre e a devida advertência de classificação indicativa de conteúdo em publicações com cenas impróprias a crianças e adolescentes", diz a nota da Secretaria de Ordem Pública.
 

Subsecretário de Ordem Pública folheia livro na Bienal em busca de conteúdo 'impróprio' — Foto: Fernanda Rouvenat / G1

Subsecretário de Ordem Pública folheia livro na Bienal em busca de conteúdo 'impróprio' — Foto: Fernanda Rouvenat / G1

Exemplares esgotados em quase 30 minutos

Na manhã desta sexta, todos os exemplares de "Vingadores, a cruzada das crianças" (Salvat) que estavam à venda em diferentes estandes do evento se esgotaram em pouco mais de meia hora.

A organização da feira afirmou que, às 9h39, não havia mais nenhuma unidade em qualquer um dos pontos que vendiam o romance gráfico (do inglês, graphic novel).

A história, de autoria de Allan Heinberg e Jim Cheng, aborda a equipe dos Jovens Vingadores. Dela, fazem parte os personagens Wiccano e Hulkling, que são namorados.

"Vingadores, a cruzada das crianças" está no centro de uma polêmica. Ao longo desta semana, correntes em redes sociais reclamavam da cena do beijo. Na quinta-feira (5) Crivella determinou "que os organizadores da Bienal recolhessem os livros com conteúdos impróprios para menores". "Não é correto que elas tenham acesso precoce a assuntos que não estão de acordo com suas idades", afirmou.


Crivella mandou recolher livro dos Vingadores que traz beijo entre homens — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Crivella mandou recolher livro dos Vingadores que traz beijo entre homens — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em nota, a Prefeitura informou que estava cumprindo o Estatuto da Infância e do Adolescente e ameaçou cassar a licença da Bienal (veja mais abaixo). "Livros assim precisam estar em um plástico preto, lacrado, avisando o conteúdo", disse o prefeito em vídeo nas redes sociais.

 

De acordo com o inciso quatro, artigo 5º, da Constituição Federal, "é livre a manifestação do pensamento". E segundo o inciso 9, do mesmo artigo, é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

"A prefeitura não tem o poder de busca e apreensão. Este poder é, estritamente, do Judiciário. Desde 2011, a família homoafetiva é reconhecida. Nós sabemos disso, foi amplamente divulgado. Em 2019, a homofobia tornou-se crime, equiparado ao racismo”, afirmou Silvana do Monte Moreira, presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-RJ.

A Bienal informou que os livros já estavam lacrados, como todos os livros de edição especial que vêm embalados em plástico transparente. Eles não ficam abertos para que o público possa "folhear".

A direção da Bienal também informou que não iria retirar os livros e que daria voz "a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser".

"Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+. A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor", diz o comunicado.


Crivella manda recolher da Bienal livro dos Vingadores — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Crivella manda recolher da Bienal livro dos Vingadores — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O que diz a prefeitura

A Prefeitura do Rio citou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para justificar "a adequação das obras expostas" – na quinta, Crivella falou em recolhê-las.

"A legislação determina que publicações com cenas impróprias a crianças e adolescentes sejam comercializadas com lacre (embaladas em plástico ou material semelhante), com a devida advertência de classificação indicativa de seu conteúdo", diz a nota.

 

"No caso em questão, a Prefeitura entendeu inadequado, de acordo com o ECA, que uma obra de super-heróis apresente e ilustre o tema do homossexualismo a adolescentes e crianças, inclusive menores de 10 anos, sem que se avise antes qual seja o seu conteúdo", emendou.

A prefeitura afirma que a editora, a Salvat, sabia da obrigação legal. "Tanto que a obra estava lacrada. Não havia, porém, uma advertência neste sentido, para que as pessoas fizessem sua livre opção de consumir obra artística de super-heróis retratados de forma diversa da esperada", alegou.

A nota relata reclamação de frequentadores da feira, "que têm direito à livre opinião e opção quanto ao conteúdo de leitura de filhos e adolescentes, pessoas em formação".

O texto rechaça ter havido "qualquer ato de trans ou homofobia ou qualquer tipo de censura à abordagem feita livremente pelo autor".

"Em caso de descumprimento, o material sem o aviso será apreendido e o evento poderá ter sua licença de funcionamento cassada", ameaça.


Descrição dos personagens de 'Vingadores, a cruzada das crianças', publicação no centro de polêmica na Bienal do Livro no Rio — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1

Descrição dos personagens de 'Vingadores, a cruzada das crianças', publicação no centro de polêmica na Bienal do Livro no Rio — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1

O que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente:

"As revistas e publicações contendo material impróprio ou inadequado a crianças e adolescentes deverão ser comercializadas em embalagem lacrada, com a advertência de seu conteúdo.

 

Parágrafo único. As editoras cuidarão para que as capas que contenham mensagens pornográficas ou obscenas sejam protegidas com embalagem opaca.

ART. 79. As revistas e publicações destinadas ao público infanto-juvenil não poderão conter ilustrações, fotografias, legendas, crônicas ou anúncios de bebidas alcoólicas, tabaco, armas e munições, e deverão respeitar os valores éticos e sociais da pessoa e da família."

O que diz a Bienal Internacional do Livro

"A Bienal Internacional do Livro Rio, consagrada como o maior evento literário do país, dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+.

A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor."

O que diz a OAB e IAB

"OAB/RJ e IAB repudiam tentativa de recolhimento de livro na Bienal

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Rio de Janeiro, e o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) vêm manifestar seu repúdio ao ato arbitrário praticado pela Prefeitura do Rio de Janeiro na Bienal do Livro na tarde desta sexta, dia 6. A tentativa de recolhimento da obra em quadrinhos “Vingadores: A cruzada das crianças”, sob o argumento de que violaria o Estatuto da Criança e do Adolescente, não se justifica, já que inexiste na capa da publicação qualquer reprodução de ato obsceno, nudez ou pornografia. O conteúdo da obra tampouco infringe as normas vigentes, visto que as famílias homoafetivas são reconhecidas legalmente no Brasil desde 2011, estando alinhadas com as garantias constitucionais do cidadão.

A OAB/RJ tem em seus pilares a defesa da liberdade de expressão, de pensamento e do pleno exercício da informação, especialmente traduzido na atividade da livre veiculação de livros, revistas, jornais e de todo meio de manifestação escrita legítima, conforme asseguram os direitos e garantias fundamentais esculpidos no artigo 5º, IV, VIII, IX, XIII e XIV, combinado com o artigo 220 e seus parágrafos, da Constituição Federal.

Vale salientar, ainda, que não cabe ao Poder Executivo municipal, e, sim, à Justiça da Infância e da Juventude, a ação contra eventuais desrespeitos ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

A postura da Prefeitura do Rio, portanto, revela-se como ato de força e censura, que deve ser repelido. Vigilante à efetiva legalidade dos atos das autoridades públicas, a OAB/RJ reafirma seu papel na preservação do Estado democrático de Direito e, caso necessário, recorrerá às medidas cabíveis com vista à defesa da sociedade fluminense."

O que diz a Defensoria Pública

"A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro vem a público manifestar seu apoio à Bienal do Livro e informa que ingressará com pedido de amicus curiae (parte interessada) no mandado de segurança preventivo impetrado pelos organizadores do evento junto ao Tribunal de Justiça. É inadmissível que, em pleno estado democrático de direito, obras literárias sejam censuradas e atacadas. A Defensoria Pública reafirma seu compromisso com a defesa da democracia e da liberdade de expressão."


Informações da obra, que está no centro de uma polêmica com o prefeito do Rio, Marcelo Crivella — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1

Informações da obra, que está no centro de uma polêmica com o prefeito do Rio, Marcelo Crivella — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1


FONTE: G1 - 06/09/2019
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173