Quarta, 12 Dezembro 2018 15:13

Rita Cortez e Sergio Ferraz são homenageados pelo Conselho Federal da OAB

Da esq. para a dir., Luiz Claudio Chaves; Vânia Guerreiro, Sérgio Ferraz, Claudio Lamachia e Rita Cortez Da esq. para a dir., Luiz Claudio Chaves; Vânia Guerreiro, Sérgio Ferraz, Claudio Lamachia e Rita Cortez Fotos: Eugenio Novaes/CFOAB

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, e o ex-presidente Sergio Ferraz, que ficou à frente do IAB no biênio 1984/1986, foram agraciados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), nesta terça-feira (11/12), em Brasília, durante a sessão do Conselho Pleno. Rita Cortez recebeu o Troféu Ordem Constitucional, também entregue aos 81 conselheiros federais e aos 27 presidentes das seccionais, numa homenagem simbólica a toda a advocacia. Sérgio Ferraz foi homenageado com o Prêmio Sobral Pinto. “O reconhecimento por parte do Conselho Federal da OAB com a entrega do troféu é uma homenagem ao trabalho institucional que vem sendo realizado com ética, denodo e seriedade”, afirmou Rita Cortez, que acrescentou: “Defender a ordem constitucional tem sido o propósito do IAB”.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, ao entregar o Troféu Ordem Constitucional, também concedido ao IAB e recebido pelo 2º vice-presidente, Sydney Sanches, ressaltou a relevância da Constituição Federal e da luta da advocacia para preservá-la. “É importante expressar o reconhecimento pelo extraordinário trabalho desempenhado pela advocacia brasileira na defesa da nossa Lei Maior”, afirmou.

Da esq. para a dir., Marcelo Lavocat, Felipe Sarmento, Rita Cortez, Claudio Lamachia, Sydney Sanches e Antonio Oneildo


Sérgio Ferraz agradeceu pela deferência ao receber o prêmio, destacou a presença de Rita Cortez e disse: “Deem à Ordem o sangue e a pele, pois foi isso que eu fiz ao longo dos 25 anos que estive aqui”. O homenageado foi conselheiro federal e secretário-geral adjunto do Conselho Federal, além de conselheiro seccional. O prêmio concedido ao ex-presidente do IAB lembra um dos maiores nomes da advocacia brasileira na defesa dos direitos humanos.


Membro honorário vitalício da OAB, o ex-presidente Roberto Busato fez o discurso de homenagem a Sérgio Ferraz, em nome do Conselho Federal. “É o maior administrativista brasileiro da atualidade. Este prêmio representa o nosso agradecimento por tudo que ele já fez”, afirmou Busato.


Estavam presentes na sessão a advogada Vânia Guerreiro, mulher do homenageado; o diretor Financeiro do IAB, Arnon Velmovitsky, e a diretora-secretária, Ana Tereza Basílio. Na noite de segunda-feira (10/12), a presidente do IAB, Rita Cortez, participou do jantar de confraternização promovido pela OAB no Clube de Engenharia.

Advogados confraternizam no Clube de Engenharia, em Brasília