Print this page

Doação do Consocio e Autor Luiz Edson Fachin

FACHIN,  Luiz Edson.  Direito Civil: sentidos, transformações e fim.   Rio de Janeiro:  Renovar, 2015.    226p.

A obra do Professor Luiz Edson Fachin,   apresenta a expressão Direito Civil é apreendida tanto no sentido de captar a tradição que o conhecimento jurídico projeta na dinâmica dos dias correntes em termos de dogmática jurídica, quanto na direção de haurir as inovações próprias de um sistema de regras e princípios como background do governo das relações interprivadas , sob uma perspectiva de mudança.   A partir daí, considera a interpretação o common core das tarefas reflexivas, e faz no garimpo das possibilidades dentro desses limites.
Esse garimpo é, em termos prospectivos, de índole constituinte, por isso o vocabulário constituição aqui possui múltiplos significados, a serem depreendidos em cada construção que se delineará no texto; de modo sintético, há três grandes acepções do mesmo significante: formal, substancial e prospectiva.  Delas se busca captar os limites e as possibilidades para compreensão do Direito Civil nos dias corrente.

Palavras-chave:   1 - Direito Civil - Brasil                2 -  Dogmática Jurídica           3-   Função  Social do Contrato - Descumprimento                   4  -  Direito Civil Contemporâneo.