Print this page

Doação da Consócia Rosangela Lunardelli Carvallazzi

PATRIMONIO, AMBIENTE E SOCIEDADE:  novos desafios espaciais/ coordenação de Rosangela Lunardelli Cavallazzi, Rodrigo Cury Paraizo.  Rio de Janeiro:   PROURB, 2012.     400p.     (Série Direito e Urbanismo, 3). 

A percepção do tempo mudou para a crescente preocupação com o amanhã - não como um ponto de chegada, mas como um processo contínuo que está longe de ser estável.  A política do espaço emergente desse cenário mostra a interação entre delicados arranjos locais e intricadas conexões globais.  Ocorre que nossas cidades e suas culturas urbanas são bens em si, e um conhecimento mais aprofundado das diversas interações que nelas ocorrem é necessário, de modo a assegurar que seus cidadãos possam ter acesso igual a suas oportunidades.  
Na última década, o Grupo de Pesquisa Laboratório de Direito e Urbanismo (LADU), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Fau-UFRJ e ao diretório de grupos de pesquisa do CNPq, desenvolve projetos de pesquisa com a participação singular dos mestrandos e doutorandos do PROURB, segundo uma abordagem interdisciplinar.  Os estudos se desenvolvem em relevantes redes de trabalho acadêmico, subscritos a forte intercâmbio internacional através de programa interinstitucionais.
As atividades realizadas em parcerias com os colegas de diversos e relevantes centros de pesquisa internacionais, como a École des Hautes Études em Sciense Sociales e a École Nationale Supérieure d`Architecture Paris la Villette (França), o  Centre of Environmental Law Studies da Faculdade de Direito da Rovira i Virgili University (Espanha), a Utrecht School of Governance da Utrecht University (Holanda), o Institute for Housing and Urban Development Studies da Erasmus University of Rotterdam (Holanda), o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (Portugal) e a SintLucas School of Architecture (Bélgica), entre outros , tem propiciados excelentes resultados, especialmente os relativos ao intercâmbio de alunos e professores, contribuindo de forma decisiva para qualificadas dissertações e teses de autoria dos pesquisadores participantes do PROURB na condição de aluno do programa.


Palavras-chaves:       1- Direito Urbano        2-   Planejamento Urbano          3 -   Patrimônio Histórico            4 - Arquitetura Urbana